Se você tem diabetes, provavelmente utiliza materiais como seringas, agulhas, lancetas e tiras de glicemia, certo? E como você faz o descarte desses materiais? Caso você ainda não tenha parado para pensar, saiba que esse é um assunto de extrema importância. Hoje vamos falar mais sobre como descartar lancetas, seringas e agulhas.
Os materiais utilizados no tratamento domiciliar do diabetes não podem ser descartados no lixo comum, pois podem gerar risco ambiental, causar ferimentos e ainda transmitir doenças como a hepatite, por exemplo. Por isso, é muito importante que você faça o descarte correto.
Onde devo descartar?
Os resíduos devem ser armazenados em um coletor especial próprio para agulhas, lancetas, canetas descartáveis, material descartável da bomba de insulina e outros materiais com sangue. Lembre-se de mantê-lo sempre bem fechado, em local seguro, longe de crianças e de animais domésticos.
Onde entregar o coletor?
Após fechar o coletor, coloque-o em uma sacola plástica, amarre as alças e depois coloque em outra sacola mais resistente. Aí é só entregar na unidade básica de saúde mais próxima.
Se você não tiver um coletor e precisar fazer o descarte mesmo assim, procure um recipiente de material rígido, inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e com tampa.
Essa rotina de descarte pode variar de acordo com o município em que você está, então vale a pena consultar o posto de saúde mais próximo de você. O descarte seguro é um ato de cidadania. Faça a sua parte!