Para muitos pacientes diagnosticados com diabetes, o tratamento com injeções de insulina passa a fazer parte do dia a dia. Usar a seringa de insulina pode ser um grande desafio para quem não está acostumado com esse tipo de aplicação de medicação, podendo gerar dúvidas e receio de estar fazendo alguma coisa errada.
Se você está passando por isso, saiba que essa é uma situação muito comum. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados e precauções para quando você for utilizar a sua seringa de insulina.
Higienização é fundamental
Antes de fazer a aplicação, lave bem as mãos com água e sabonete e seque-as. O ideal é também higienizar a região onde a insulina será aplicada com álcool swab Uniqmed.
Cuidado com a quantidade
Fique atento às marcações e graduação da sua seringa, que orientam a quantidade de insulina para não aplicar doses maiores ou menores do que o recomendado pelo seu médico. Mesmo que a alteração seja mínima, pode fazer a diferença no seu tratamento.
Passo a passo da aplicação
- 1. Separe a seringa e o frasco de insulina;
- 2. Limpe bem a tampa do frasco com álcool Swab Uniqmed;
- 3. Aspire ar para dentro da seringa em uma quantidade equivalente ao prescrito;
- 4. Retire as capas protetoras e introduza a agulha pela tampa de borracha do frasco de insulina, injetando o ar que está dentro da seringa para dentro;
- 5. Coloque o frasco de cabeça para baixo e aspire a quantidade recomendada de insulina;
- 6. Retire a agulha do frasco;
- 7. Introduza a agulha na pele com firmeza e agilidade e injete a insulina;
- 8. Aguarde 10 segundos e retire a agulha, pressionando o local com um pedaço de algodão.
Reutilizar, pode?
As seringas são desenvolvidas para uso único. A reutilização pode acarretar sérios danos à saúde. A ANVISA classifica o produto como item de uso único, portanto não deve ser reutilizada. Esse posicionamento está de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Seguindo essas dicas de uso da seringa de insulina, o seu tratamento vai ser muito mais seguro, confortável e efetivo.