Se existe algo que está cada vez mais popular ao longo dos anos, e já é conhecido no mundo todo, é a técnica chinesa milenar da Acupuntura. Porém, o que muitos podem ainda não saber é que essa pode ser a forma perfeita de prevenir ou tratar inúmeras condições físicas e também psicológicas, sendo um excelente auxílio no tratamento de problemas emocionais, e sem efeitos colaterais.
É sobre isso que iremos falar no nosso texto de hoje. A Acupuntura pode ser sua maior aliada no combate ao estresse, principalmente diante das situações desafiadoras que estamos vivendo ao longo dos últimos anos.
Alguns distúrbios como ansiedade, estresse e insônia, que acometem milhões de pessoas ao redor do mundo, e podem estar ligados a diversos fatores emocionais, podem ser tratados com a acupuntura, a técnica que ajuda a equilibrar a produção hormonal e as emoções. A melhor parte disso, é que a acupuntura é natural, e age no nosso corpo sem efeitos colaterais, e assim, o tratamento apresenta resultados satisfatórios e não fica restrito apenas à doença, mas também à pessoa, já que o método estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso central e promove efeitos em todo o corpo, restabelecendo o equilíbrio do organismo.
As pesquisas recentes sobre estresse, ansiedade e insônia apresentam estatísticas preocupantes para o Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros apresentam transtorno de ansiedade, número que aumentou consideravelmente durante a pandemia. Essa estimativa é preocupante, porque o Brasil é o país com o maior percentual de pessoas com transtorno de ansiedade em todo o mundo. Com relação à insônia, a OMS divulgou que 40% da população mundial não dorme como gostaria e sofre de algum distúrbio do sono. Uma outra pesquisa divulgada pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), revela que os brasileiros ocupam a segunda posição no ranking mundial em relação às pessoas com alto nível de estresse. Esses dados certamente trazem a nossa atenção para um tema importante e também para um aliado que pode nos ajudar a mudar essas estatísticas.
As agulhas, que são posicionadas em pontos específicos do corpo, estimulam e a liberação de substâncias químicas como a endorfina, dopamina e serotonina, dentre outros neurotransmissores, em várias regiões do cérebro, provocando efeito analgésico, antidepressivo, calmante e relaxante muscular. Os benefícios da acupuntura são incontáveis, e podem ser a solução para o seu estresse e ansiedade.
Um dos sintomas mais comuns nas pessoas que lidam com a ansiedade é a superprodução da adrenalina e noradrenalina, que são os neurotransmissores responsáveis por deixar o organismo em estado de alerta. Essa superprodução, obviamente, causa um desequilíbrio no organismo. Dessa forma, a acupuntura atua no equilíbrio dessa produção hormonal e melhora o estado emocional da pessoa com transtorno de ansiedade. No caso do estresse, o que é afetado no organismo é o nível de cortisol, e o tratamento com a acupuntura também consegue agir para regular as glândulas supra renais, que são as responsáveis pela produção de cortisol.
Outro benefício que a técnica traz para as pessoas é a melhora da insônia, já que é capaz de estimular a produção de melatonina, que é o hormônio produzido pelo nosso organismo que melhora a qualidade do sono. Além disso, a acupuntura também consegue estimular a produção de serotonina e noradrenalina, que são os neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.
Em casos mais leves dessas condições, a acupuntura pode ser utilizada sozinha, sem a necessidade de medicamentos convencionais. Porém, em casos de condições médicas em grau moderado e crônico, é necessário também o tratamento convencional. É importante ressaltar que, nos casos onde tratamentos convencionais também são necessários, a acupuntura pode atuar como um complemento, potencializando o resultado clínico.
Você sofre com insônia ou com ansiedade e estresse? Talvez a solução que você busca esteja no tratamento com acupuntura. É muito importante que você saiba que cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro, por isso, antes de iniciar as sessões é feita uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e também a evolução da doença, só então é possível determinar a duração, os pontos a serem escolhidos para a aplicação das agulhas, e também a eficácia do tratamento.
Busque sempre um acompanhamento profissional, é muito importante que todas as avaliações necessárias sejam feitas, para que a eficácia e o resultado dos tratamentos sejam sempre atingidos da maneira ideal.