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3 de setembro de 2021

As Vantagens do Atendimento Humanizado

Hoje com o avanço da tecnologia e das informações, entendemos o valor de nos atentar aos detalhes, e nos dedicar a agir além do convencional, propondo novas abordagens para áreas tradicionais, principalmente aquelas que exigem maior interação com as pessoas e que dependem muito das nossas atitudes. É o caso do atendimento humanizado, por exemplo.

Alguns hospitais do Brasil já possuem projetos em fases piloto, que vêm sendo testados e mostram resultados muito positivos no tratamento e na recuperação de pacientes internados, graças a essa atenção a detalhes que vão além da medicina. A implementação de prontuários que saem dos protocolos que focam apenas em questões técnicas da saúde do paciente, passa a ser um adicional e uma importante ferramenta, que otimiza o trabalho dos médicos e ajuda tanto os pacientes quanto suas famílias. Alguns detalhes simples, como chamar os pacientes pelo apelido ou colocar uma música que a pessoa gosta, estimula áreas do cérebro e resgata memórias positivas, além de ser um acolhimento para os próprios familiares que sentem o carinho e atenção dos profissionais. Os médicos se desdobram para coletar informações sobre o gosto musical, atividades de lazer, apelido que prefere ser chamado e até fotos de pessoas queridas e importantes na vida de cada um dos pacientes que estão entendendo, criando assim um ambiente mais acolhedor e confortável, que ajuda tanto na recuperação do paciente quanto no bem estar de quem o acompanha.

Além disso, existe também uma iniciativa que tem acolhimento os pacientes no ambiente hospitalar, chamada dia do “O que importa para você?”, que se trata de uma campanha mundial celebrada em junho, que busca incentivar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes, criando mais empatia e melhorando o tratamento e o cuidado centrado na pessoa. Ao longo dos anos, a medicina tem feito grandes avanços na área de pesquisas, recursos, tratamentos e desenvolvimento de medicações, e é ótimo saber que questões relacionadas à interação com os pacientes e a forma como os cuidados são administrados não tem ficado de lado, e que estamos evoluindo também na maneira como tratamos pessoas que dependem de nós e dos nossos cuidados. Assim como certos tratamentos e recursos ficam obsoletos como o passar do tempo, à medida que a sociedade evolui, a forma como abordamos o tratamento dos pacientes também deve mudar e se adaptar às novas gerações e hábitos do mundo atual.

Você já teve a oportunidade de interagir com ambientes humanizados como paciente ou acompanhante?  Se sim, gostaríamos de saber quais foram as suas impressões e como isso afetou a sua experiência. Estar em dia com novos métodos não é mais apenas um diferencial. Agora, é uma necessidade das empresas que lidam diretamente com as pessoas que dependem de seus serviços. Hoje, se humanizar e investir na melhoria da relação com as pessoas é essencial, e logo estará implementando em todas as empresas ao redor do mundo.